Viajem para os EUA – Passando pela imigração

 

O primeiro passo começa ainda dentro do avião, quando você recebe o formulário da imigração americana, o qual deve entregar preenchido e assinado. Traga uma caneta ou talvez leve sorte de vir no Kit conforto que a Tam entrega aos passageiros.

 Como preencher o formulário de imigração para os EUA:

1. No campo Family Name coloque seu Sobrenome;
    No Campo Fisrt(Given) preencha com seu primeiro nome;
    Middle. Caso tenha algum nome do meio, coloque aqui;

2. Birth date: Data de nascimento.
    Day: Dia, Month: Mês e Year: Ano do seu nascimento;

3. Number of Family Members traveling with: Quantas pessoas da sua família estão com você nessa viagem.

4. US Street Address: Endereço do Hotel ou casa de amigos/parentes onde você vai ficar.
    City: Cidade do endereço – State: Estado do endereço informado.

5. Passaport issued by (country): O nome do país que emitiu seu passaporte.

6. Passaport number: O número do seu passaporte. (Ex. FA12345);

7. Country of residence: País em que você reside atualmente.

8. Countries visited on this trip…: Se você está vindo de outros países antes de ir para os EUA, informe aqui por quais países já passou.

9. Airline/Fligh No.: A Cia aérea e o voo que está trazendo você nesta viagem. Você encontra essa informações no cartão de embarque.

10. The primary purpose of your trip: Responda “Yes” se estiver vindo à trabalho ou “No” se estiver vindo a passeio.

11 – 14. Uma série de perguntas se você está trazendo itens proibidos para os EUA, ou  se está trazendo mais de 10 mil dólares em dinheiro. Se não for seu caso, responda “NO” para todas.

15. Residents: Apenas para moradores dos EUA
     Visitors: Se for deixar produtos de qualquer natureza nos EUA, eles querem saber qual o valor total deles.

Agora, basta assinar o o formulário e entregar ao agende de segurança na imigração.

 

Descendo do avião e entrando nos EUA

Ok. A porta do avião está aberta, você já preencheu o formulário de imigração e pegou seus pertences de mão. Agora é só seguir o fluxo. Não tem como errar! Você vai sair do avião e caminhar até a fila dos guichês da imigração americana.

A primeira sensação é de espanto. Que fila enorme! Você é brasileiro. Está escolado em filas e calcula mentalmente que vai levar cerca de uma semana para sair daquela fila. Mas a coisa não é assim. Demora um pouco. Eu fiquei cerca de 30 minutos na fila mas, pelo tamanho dela, foi bastante rápido. Inclusive, durante a viagem, pude notar que eles são muito competentes para fazer uma fila andar…

Quando eu estava lá, tinha um agente da TSA com uma camisa estilo jamaicana, fazendo a fila andar. Rapidinho você está cara a cara com o agente da imigração.

Se você está com a família, vocês podem passar juntos. Se forem amigos ou namorados, cada um vai ter de ser entrevistado separadamente. Não tem “jeitinho”. Se tentar, eles mandam um voltar para a fila e aguardar.

Aí você fica frente a frente com o cara que diz se você pode entrar ou não 🙂

Fique tranquilo. Se você tem um visto, você só não entra se houver algo muito errado. De forma geral os brasileiros tem sido muito bem vindos pelo Tio Sam. Ao chegar ao balcão, entregue seu passaporte e o formulário que você preencheu.

Primeiro o agente vai levantar o passaporte e ficar olhando para você e para o passaporte, para ver se aquela foto é sua. Fique tranquilo. Todos eles fazem isso. Depois, ele vai te fazer algumas perguntas, como:

– Where are you going? – Onde você vai.
– What is the purpose of your trip? – O que vc vai fazer nos EUA?
– How long will you stay? – Quanto tempo pretende ficar?

Não se preocupe. Se não entender, arrisque um portunhol, eles estão acostumados com isso. Diferente do que acontece no Brasil, eles colocam pessoas que falam outros idiomas para tender turistas internacionais 🙂

Tudo estando nos conformes, você ganha seu formulário de imigração de volta, pois vai precisar dele mais a frente, uma carimbada no passaporte, um “Have a nice day!” e segue para pegar sua mala.

Sua mala já vai estar na esteira (ou fora dela, para não ficar girando na esteira, enquanto você está na fila de imigração) e passa pelo último ponto de controle. Ali você vai entregar definitivamente o formulário de imigração e, Bem vindo aos Estados Unidos da América. Você está livre para ir onde quiser.

Nessa viagem, cheguei duas vezes em Miami. Uma, apenas de passagem, pois iria passar a noite e cedo iria para Nova York e quando voltei de Las Vegas, aí sim para passar 3 dias na cidade.

Continua em: Viajem para os EUA – Miami

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *