Como tirar o passaporte

 

Hoje em dia, o processo de solicitação do passaporte está muito mais ágil do que já foi. Mas é muito importante que você procure dar entrada no processo o mais breve possível, pois nada mais desesperador do que uma greve da Polícia Federal logo antes da sua viagem. Aí, não tem passaporte!

Vou deixar aqui o roteiro de como tirar o passaporte:

1- Acesse o site da polícia federal em http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

2- Leia atentamente as recomendações da página

3- Separe em uma pasta todos os documentos necessários. A listagem está aqui

4- Preencha o formulário de solicitação aqui

5- Gere o boleto (GRU) e efetue o pagamento dentro do prazo de vencimento

6- Agende a entrevista através deste link

7- Na data marcada, compareça com todos os documentos solicitados no endereço de agendamento.

Agora, gostaria de fazer algumas ressalvas:

– Confira e leve todos os documentos solicitados. Se faltar algum documento, eles NÃO VÃO ACEITAR!! Digo isso, porque enquanto aguardava para ser atendido, presenciei vários casos de gente que faltava ou um ou outro documento e tentavam negociar. Não tem negócio. Eles não vão fazer. Então sugiro que faça uma lista e cheque um por um antes de sair de casa.

– Se você vai tirar o passaporte para seu filho menor de idade. é necessário que OS DOIS pais da criança estejam presentes no momento da entrevista. Quando minha esposa foi renovar o passaporte dela e da minha filha, deu na trave! Ela me ligou e eu tive de ir até a delegacia para que a renovação fosse finalizada.

– O processo da entrevista é super rápido. Fiquei menos de 15 minutos para fazer a entrevista e colher as digitais e, quando fui buscar o passaporte, demorou um pouco mais. Uns 25 minutos.

– Se, por algum motivo você precisa do passaporte com urgência, eles tem um dia especial, em que você chega às 7:30, sem agendamento mesmo, e é atendido.

Uma opinião pessoal: Mesmo se tratando de um serviço público, sempre fui muito bem atendido! Com velocidade, cordialidade e eficiência.

Se tiver qualquer outra dúvida a respeito do processo, deixe um comentário aí embaixo que tentarei responder.

Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *